top of page

Medidas que podem ser tomadas para diminuir os impactos do Coronavirus

Fonte Econet

Emprego e trabalho


Para evitar aumento no desemprego e manter os empregos formais, também foram anunciadas medidas trabalhistas temporárias. Durante o estado de emergência, trabalhador e empregador vão poder celebrar acordos individuais com preponderância à lei, respeitados os limites previstos na Constituição Federal.


Com isso, o governo quer criar regras para simplificar a adoção do teletrabalho; antecipação das férias individuais; férias coletivas; uso do banco de horas; redução proporcional de salários e jornada de trabalho; e antecipação de feriados não religiosos. O objetivo é tornar as negociações mais flexíveis para preservar os empregos.


Confira as alterações temporárias:


Teletrabalho - permitir que a empresa determine a transferência para o sistema remoto diretamente com o trabalhador com um prazo de notificação de 48 horas. As questões relativas à infraestrutura devem estar no contrato individual de trabalho.


Antecipação de férias - simplificar o procedimento para que seja acordado com o trabalhador também com notificação de 48 horas. Abre também a possibilidade para que se conceda um tempo proporcional de férias para trabalhadores que ainda não tenham o período aquisitivo de 12 meses.


Férias coletivas - as empresas podem antecipar o período de férias coletivas notificando o trabalhador com o mínimo de 48 horas, sem a necessidade de notificar os sindicatos e o Ministério da Economia.


Banco de horas - tornar o uso do banco de horas mais dinâmico para permitir que o trabalhador fique em casa neste momento. Os dias não trabalhados como banco de horas serão usados em favor da empresa no futuro.


Redução de jornada e salário - abre-se a possibilidade para que haja a redução proporcional de salários e jornada de trabalho no limite de 50% mediante acordo individual, com a garantia de remuneração mínima de um salário mínimo e a irredutibilidade do salário hora.


Antecipação de feriados - feriados não religiosos podem ser antecipados, sem prejuízo financeiro, para que o trabalhador fique em casa neste momento.


Além disso, a obrigatoriedade dos exames médicos ocupacionais, com exceção dos admissionais, ficará suspensa para evitar a sobrecarregar dos sistemas de saúde público e privado. Também fica suspensa a obrigatoriedade dos treinamentos periódicos.


Outras medidas


Essas medidas complementam outras já anunciadas, como a antecipação do início do pagamento do abono salarial deste ano para junho e o do ano passado, que iria até junho, para abril, disponibilizando R$ 12 bilhões para os trabalhadores; e o adiamento do prazo de pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por até três meses.


Fonte: www.trabalho.gov.br

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Gestão financeira

Nosso escritório contábil está aqui para simplificar a gestão financeira da sua empresa. Com expertise e comprometimento, oferecemos...

 
 
 

Comentários


Não vá embora ainda!

Descubra a incrível ferramenta que incorporamos para aprimorar nosso vínculo com você, nosso estimado cliente. Tenha todas as funcionalidades que você precisa ao alcance das mãos, podendo acessar facilmente tanto pelo computador quanto pelo celular. Sem complicações de e-mails, tudo na palma da sua mão.

Solicite agora o seu cadastro pelo WhatsApp e aproveite ao máximo essa experiência personalizada. Estamos ansiosos para oferecer a você o melhor em termos de praticidade e eficiência!

OBS. A Exigência de troca de senha a cada 3 meses foi removida. Agora você decide se quer ou não trocar sua senha.

©2019 by Mega Contábil LTDA. Proudly created with Wix.com

(61) 3328-2714 - WhatsApp (61) 98481-7777

bottom of page